domingo, 1 de maio de 2011

"Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz..."

Quando o tempo passa, você começa a se preocupar com os fios de cabelo branco que insistem em querer aparecer. Você começa a se preocupar com as linhas de expressão que aparecem aqui ou ali na sua face. Começa a se perguntar o porquê de você já não fazer tanto os outros quebrarem o pescoço quando você passa... Mas tudo isso não é tão importante se você entender que envelhecer faz parte da vida. Faz parte do ciclo. É inevitável. O que é opcional é você amadurecer ou não.

O lado bom que vem com o tempo é o amadurecimento. Hoje, percebo o quanto o tempo e a vida ensina a gente...

Já não me preocupo mais com fulana ou sicrana, ex-paqueras de meu noivo que, antes, me faziam “arrancar os cabelos” de ciúmes: hoje eu sei que, se ele escolheu ficar comigo, é porque sou muito mais importante que qualquer outra e, se um dia não for mais assim, tenho que entender que, no mínimo, deverei ser a mais importante para mim mesma.

Já não passo tanto tempo pensado no que fizeram ou deixaram de fazer para mim ou comigo. Hoje, percebo que somos todos humanos e que somos muito mais culpados pela forma como o outro agiu do que o próprio que cometeu o ato.

Já não passo mais tanto tempo criticando o jeito de ser dos outros. Hoje, entendo que devo respeitar a maneira de ser de cada um. Além disso, como Freud mesmo dizia, “costumamos ver nos outros aquilo que temos em si”.

Já não tenho mais a impulsividade de antes. Hoje, ao me sentir chateada, tento respirar fundo, parar e pensar antes de falar qualquer coisa. O que você fala pode machucar muito e, por mais que você se desculpe, o que foi dito não pode ser apagado.

O tempo faz a gente encarar a vida de um ângulo diferente. Nada melhor que o tempo para fazer você entender que aquele problema que te tirou noites e noites de sono nada mais era que um simples problema no meio de muitos outros que estarão por vir. Viver um dia de cada vez é a solução.

Nada melhor que o tempo para te fazer entender que aquela colega de trabalho com a qual você não se dava muito bem pode ser sua melhor amiga e aliada, já que ambas trabalham em prol de um objetivo comum.

Nada melhor que o tempo para fazer você entender que não é, e nem pode ser, a melhor em tudo e, por isso, não deve se cobrar tanto ao ponto de ser infeliz.

E, se hoje em dia eu já não consigo mais ficar numa festa até o amanhecer, se tenho que usar “Renew todas as noites; se não posso mais comer tudo como antes porque o metabolismo está ficando mais lento; por outro lado eu estou muito melhor por entender que a vida é finita e que ser do bem, estar bem e viver bem vale muito à pena.

2 comentários:

  1. Lindo texto Lilian ! Teu texto disse aquilo que eu precisava ouvir hoje... um abraço, passarei sempre por aqui para te visitar.
    Um abraço, Fabiola.

    ResponderExcluir
  2. GRAÇA E PAZ ...CHEGUEI ATÉ AQUI, GOSTEI E FIQUEI!!! O MEU DESEJO É POSSAS ESTAR GOZANDO DAS BENÇÃOS DE DEUS PARA SUA VIDA....
    ABRAÇOS FRATERNOS

    ResponderExcluir