quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Tudo o que sonhei...

Porque ontem, no meio de uma discussão trivial, ele afirmou que eu ainda não havia realizado tudo o que eu sonhei. Findada nossa conversa, fiquei remoendo esta afirmação e cheguei à conclusão de que ela é falsa! Eis tudo aquilo que sonhei para mim, um dia:

Quando eu era pequena e minha família muuuuito pobre, tudo o que importava, para mim, era mudar aquela situação. Eu acreditava que ter sucesso profissional e estabilidade financeira iria mudar tudo. Andava para lá e para cá cheia de papel cortado imitando dinheiro falso, fingindo que conversava com clientes e fazia inúmeras negociações: sonho número um, realizado!

Aos doze anos, para tentar realizar o sonho um, eu acreditava que ter uma boa educação era fundamental. Apesar de todas as dificuldades de estudar em escolas públicas durante toda minha vida, eu acreditava que, com um pouco mais de esforço, eu conseguiria entrar numa boa faculdade no curso que sempre quis: sonho número dois, realizado!

Quando eu comecei a trabalhar com o que eu sempre quis, eu acreditava que, para visitar todos os clientes e fechar todas as negociações que imaginava, eu precisaria de um meio de locomoção: sonho número três, realizado!

Quando eu era adolescente, eu imaginava conhecer outros povos, outras culturas. No meio em que eu cresci isso era quase impossível, mas eu estava determinada e, apesar de parecer bobagem, eu batalhei muito para viajar de avião: sonho número quatro, realizado!

Esses eram os sonhos que eu tinha há um tempo atrás. Naquele tempo, tudo era diferente, era outra situação. Acontece que, é fato, a gente nunca para de sonhar. E quando a gente acha que conseguiu tudo o que queria, a gente dá um jeito de sonhar mais, sonhar diferente e isso é bom, pois dá motivação à vida. Hoje eu sonho, sim, em constituir uma família. Porque, com o passar do tempo você amadurece e percebe que não são as conquistas materiais que importam, e sim, as afetivas. Porque você percebe que não importa “o que” e sim, “quem”. Porque você percebe que sua vida mudou...

Já dizia Paulo Coelho, "A possibilidade de realizar um sonho é o que faz que a vida seja interessante.".

Um comentário:

  1. Lílian,

    Que delicioso ler teu comentário. Confesso que fico sempre surpresa e intimidada quando recebo elogios. Fico imensamente feliz e agradecida que tenha gostado do meu blog e de tudo o que escrevo. Quando ao que você disse, que sou "intelectual", acho que posso dizer o mesmo de ti.

    Beijos.

    ResponderExcluir